domingo, 9 de outubro de 2011

Capa de Invisibilidade, será?

O que lembra você, quando falamos em Capa de Invisibilidade? Sim, muitos vêem semelhanças com o famoso bruxinho do cinema Harry Potter, conhecido por estudar na escola de magia e bruxaria Hogwarts e possuir dentre os seus objetos mágicos, uma capa de invisibilidade. Mais afinal, não estamos em Hogwarts.
Apresentado no começo de setembro pela revista Nanotechnology, um aparelho criado pelos cientistas da Universidade de Dallas, nos Estados Unidos, nos mostra uma suposta “capa de invisibilidade” criada a partir de folhas de nanotubos de carbono (finas folhas com a espessura de uma molécula de carbono enroladas como tubos microscópicos). O curioso é que, apesar de ter a mesma densidade do ar, ele é rígido como o aço e sua enorme capacidade de conduzir e transferir calor para o ar e ao seu redor é o que o faz conseguir esconder os objetos. Essas são as famosas miragens, fenômeno da ótica causado pela física.
O video apresentado, mostra a capacidade que a manta possui em "esconder" objetos.

Para entender um pouco melhor sobre este fenômeno temos como exemplo clássico, quando você está dirigindo no asfalto em um dia de muito calor. Ao olhar para o horizonte, você começa a ver poças de água no asfalto que ao se aproximar elas simplesmente desaparecem. Este fenômeno é causado porque o ar na superfície do asfalto é mais quente que o ar de cima, fazendo com que os raios de luz, ao invés de refletirem no asfalto, se curvem e reflitam diretamente no olho do observador. É mais ou menos isso que ocorre com a folha transparente de carbono, que recebe através de estimulações elétricas uma grande quantidade de calor e faz com que objetos posicionados atrás da folha consigam ficar invisíveis, através do efeito miragem.
Como as descargas elétricas são feitas em um período de tempo muito rápido o efeito consegue se produzir muito rapidamente, como num dispositivo de liga/desliga. Afinal, pode até parecer um pouco exagero, mas vendo toda essa tecnologia nem parece que o bruxinho está apenas na imaginação. Pura física!

Nenhum comentário:

Postar um comentário